quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BRÓCOLIS O HERÓI DO DIA... ISSO MEU FILHO NÃO COME!

BRÓCOLIS, ISSO MEU FILHO NÃO COME!

Quando eu era pequena nós esperávamos com ansiedade pelo brócolis, ou melhor, pela “arvrinha” porque fingíamos sermos gigantes que comiam as árvores dos “pequeninos”. Depois veio o movimento ecológico e passou a ser politicamente incorreto derrubar árvores, ainda mais dos “pequeninos” um povo que não podia se defender ( e tem gente que leva isso a sério!! E para piorar os desenhos e seriados americanos passaram a amostrar crianças tendo verdadeiros ataque de terror ao serem apresentadas ao pobre brócolis! Muitas das crianças que não comem brócolis tem pais jovens e que jamais comeram este vegetal.
 Saboroso e suculento, rico em fibras e vitaminas, não deve ser deixado de fora da nossa dieta, e dentre inúmeros que podem ser listados acho que os 5 motivos abaixo já me parecem suficientes para saborear este vegetal:
BRÓCOLIS, saudável e saboroso

·         Ajuda a prevenir o câncer,
·         Ajuda a prevenir gripes e resfriados,
·         Ajuda a manter os ossos saudáveis,
·         Protege os vasos sanguíneos contra os efeitos  provocados pelo excesso de açúcar;
·         Fortalece o sistema imunológico .

 Ok, mas para isso precisamos apresentar este alimento ao seu filho. Como falamos no artigo sobre o feijão (http://achefchic.blogspot.com/2014/08/feijao-isso-meu-filho-nao-come.html) existem vários motivos para seu filho não gostar de brócolis, vamos então dar a ele possibilidades transformando inicialmente este vegetal em algo que seu filho goste. Toda criança gosta de doce!
 
BRÓCOLIS, toda criança gosta de doce.
Mas conversa a parte vamos as dicas e receitas.
Dica 1: adicione 1 colher de sopa de vinagre na água que vai cozinhar o brócolis, a cor se mantem viva e o aroma fica mais agradável;
Dica 2: cozinhe no vapor ou com pouquíssima água ou refogue com um pouquinho de manteiga, o brócolis cozinha muito rápido e desta forma mantém suas propriedades.
Dica 3: se cozinhar no vapor aproveite a agua para fazer gelatina.
Dica 4: mesmo que vá fazer um doce pode amaciar o brócolis na manteiga basta que seja sem acréscimo de sal.
Dica 5: Guarde o caule descascado e cortado em pedacinhos para fazer doce, pode ser congelado.


 Receita 1: DOCE DE CAULE DE BRÓCOLIS
DOCE DE BRÓCOLIS, toda criança gosta de doce.

Retire finamente a primeira camada do caule depois corte quadradinhos. Coloque em uma panela os pedacinhos e acrescente açúcar na seguinte proporção: 1 copo de açúcar para cada copo de caule. Você pode dar mais aroma e sabor colocando 1 cravo da índia para cada copo de caule e 1 pedaço de 6cm de canela para 3 copos. Deixe levantar fervura e cozinhar até o açúcar estar começando a escurecer e se tornar uma calda mais grossa. Guarde na geladeira e sirva sozinho ou acompanhado de queijo, requeijão ou sorvete. Se o pequeno não gostar da textura passe o doce no processador e transforme em creme para passar no pão.

**Para os adultos você pode cozinhar o caule com vinho tinto, cravo, canela e um pouquinho de açúcar... fica bommm!


 Receia 2: TORTA DE HOT DOG E BRÓCOLIS
Processe 200gr de brócolis cozido ate formar uma pasta úmida. No liquidificador: 3 ovos, 1 copo (200 ml) de óleo ou azeite, 1 ½ copo de leite, 10 colheres cheias de farinha de trigo, a pasta de brócolis, uma colher rasa de sobremesa de sal, 2 colherinhas de café de fermento em pó. Bata até a mistura ficar homogênea e pouco mais grossa do que a de um bolo, deve escorrer da colher, mas em uma calda grossa. Se achar que esta muito firme acrescente um pouquinho mais de leite. Para o recheio cozinhe a salsicha em rodelas, escorra e misture com molho de tomate (você pode substituir por qualquer outro, por exemplo, frango desfiado com milho e molho branco, legumes picados com sardinha ou o que preferir).
TORTA DE HOT DOG E BRÓCOLIS

Unte uma assadeira ou pirex e derrame metade da massa, coloque o recheio em colheradas e cubra com o restante da massa. Asse como bolo. Ele vai crescer bastante, mas não deve derramar. Quando estiver bem douradinho passe uma gema para dar mais cor e volte a assar até que um palito de churrasco saia seco. Espere esfriar e sirva.




 Receita 3: BOLO SHREK (BRÓCOLIS E CHOCOLATE)
BOLO SHREK (BRÓCOLIS E CHOCOLATE)

Para a massa: Bata no liquidificador as 100 gr de brócolis cozido e picado, 1 xicara de óleo e 4 ovos, bata bem e reserve. Numa tigela ponha a 2 xicaras de farinha de trigo, 2 de açúcar e 1 colher de chá de fermento. Acrescente devagar a mistura do liquidificador e misture bem. Despeje numa forma untada com margarina e farinha. Ponha no forno 180°, por 30 minutos aproximadamente, ou até que espete um palito e ele saia limpo.
Para a cobertura: Misture 1/4 de leite, 2 xicaras de açúcar, 2 colheres ( sopa) de chocolate em pó numa panela e deixe ferver até engrossar. Ponha quente em cima do bolo.


 Na próxima quinzena “beterraba”.


Inspire-se e Bom apetite!

Bj A Chef Chic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário